CENTRO PEDAGÓGICO PAULO FREIRE - UFMA De 4 a 7 de dezembro de 2018

APRESENTAÇÃO

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, realizará o VIII ENCONTRO DE EDUCADORES – PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS. A finalidade é promover espaços de reflexão sobre temáticas educacionais, considerando a realidade da América Latina, particularmente, o Brasil, tendo como foco de análise as atuais demandas políticas, que se multiplicam na educação brasileira e na sociedade, em efervescência com os movimentos de resistência por direito à educação e justiça social.

Os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão têm como propósito dar continuidade aos Encontros realizados, bianualmente, desde 2004, consolidando estratégias políticas e pedagógicas de compreensão dos conflitos e contradições que desafiam as instituições de ensino brasileiras.

O evento tem abrangência nacional e reúne instituições de educação do Estado do Maranhão (Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Fóruns, Institutos de Educação Superior, dentre outras) na discussão das pesquisas e experiências desenvolvidas na realidade educacional brasileira.

A realização do VIII ENCONTRO DE EDUCADORES continua reafirmando o propósito de contribuir com o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão, visto que traduz seu compromisso de produzir e difundir o conhecimento, por meio da socialização da pesquisa, de experiências educativas e de publicações resultantes desses processos.

A temática do evento: EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM MOVIMENTO: INFLEXÕES E RESISTÊNCIAS propiciará reflexões e debates na amplitude que o tema impõe com a consolidação de estratégias políticas e pedagógicas, que visem intervenção nas formas de compreender a produção das desigualdades sociais na conjuntura atual de redefinição dos rumos da educação brasileira.

Este é o propósito do Mestrado em Educação, por meio dos Grupos de Pesquisa que buscam colocar em evidência as questões mais significativas que desafiam os processos educativos.